Seguro residencial – Como funciona?

Seguro residencial – Como funciona?

O Seguro Residencial é uma proteção que todos deveriam ter! Entretanto, a falta de conhecimento sobre o produto e suas coberturas pode ser o grande responsável por isso!

Muito bem, chegou a hora de você tirar todas as suas dúvidas sobre o seguro residencial!

Não há duvidas que a casa própria é uma das maiores conquistas pessoais.

Comprar um imóvel leva tempo, economias e muito suor, mas finalmente você tem aquele cantinho para deixar com a sua cara, para “chamar de seu”.

Como todo patrimônio material, as casas e/ou apartamentos bem como o seu conteúdo, estão expostos a riscos dos mais variados.

E depois de tanto esforço para conquistar a sua independência você vai confiar apenas na sorte?

A resposta é NÃO, e a única garantia existente no universo que realmente irá repor o seu bem é o seguro residencial.

Porém um seguro residencial, como qualquer outro, requer uma orientação profissional para que sua contratação seja feita de forma congruente… não é simplesmente sair chutando valores e achar que está tudo certo!

Se você tem uma apólice de seguro residencial, principalmente aquelas feitos no banco, aposto que você não sabe para que serve metade (ou mais) das coberturas que lá estão contratadas.

E vou mais além! Tenho certeza de que muitas das coberturas são insuficientes para o risco, ou seja, muito provavelmente se ocorrer um sinistro você não terá 100% do seu prejuízo ressarcido.

Porém ainda assim, você tem um seguro.

Mas agora vou falar com você que não tem seguro residencial nenhum… Está esperando o que? Imprevistos acontecem o tempo todo. Veja o exemplo do avião do Eduardo Campos que caiu em Santos. Quem imaginaria que um avião cairia em uma cidade que sequer tem aeroporto?

Pode ser que você seja como muitas pessoas que pensam que o seguro residencial é caro, pois erroneamente correlacionam o valor que pagam em um seguro de automóvel, e daí pensam “Se eu pago 1.500 no seguro do meu carro de 30.000, imagina na minha casa de 300.000!”. Grande engano!

O seguro residencial não tem absolutamente nada a ver com o seguro de auto, e o seu custo é bem atrativo! Duvida? Então faça uma simulação.

Mas antes, entenda como funciona cada cobertura e como deve ser mensurado o valor do seu imóvel.

Cobertura Básica – Geralmente cobre danos decorrentes de Incêndio, Queda de Raio e Explosão. É onde acontece a maior parte dos erros pois as pessoas querem fazer o seguro da residência pensando no valor comercial do imóvel, o que não é certo.

Ao contratar esta cobertura, você deve estar ciente de que mesmo que sua seja totalmente consumida por um incêndio, o terreno, que dá o valor comercial a propriedade, ainda estará lá. Sendo assim, devemos levar em consideração o custo de reconstrução do imóvel, somando o valor de seu conteúdo.

Você pode chegar a esse valor de reconstrução multiplicando o valor da área construída, pelo valor do metro quadrado construído da sua região (nós fazemos isso para você). Já o conteúdo, só você mesmo poderá saber, somando os valores de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e tudo o mais que você colocar dentro da sua residência.

Determinado estes valores, passamos então para as coberturas opcionais, que podem ser contratadas de acordo com a sua necessidade. São mais de 10 opções como:

  • Danos Elétricos: Garante danos causados a aparelhos e instalações elétricas provenientes de variações de tensão, curto circuito ou queda de raio.
  • Impacto de Veículos Terrestres e Aéreos: Garante danos materiais causados ao imóvel em decorrência de impacto de veículos ou queda de aeronave.
  • Vendaval, Furacão, Ciclone e Queda de Granizo: Garante danos diretamente causados ao bem segurado, pelos eventos descritos na cobertura.
  • Quebra de Vidros: Garantes danos a todos os vidros que integram a residência segurada, tais como Espelhos, Tampos de Mesa, Janelas, etc.
  • Subtração de Bens: Garante as perdas e danos ao imóvel segurado e seus bens, durante a prática ou tentativa de roubo, ou furto qualificado.
  • Responsabilidade Civil Familiar: Garante danos causados a terceiros pelo segurado, seu cônjuge, filhos sob sua responsabilidade, empregada doméstica e até mesmo danos corporais causados por animais de estimação.
  • Perda ou Pagamento de Aluguel: Garante os valores de aluguel e despesas prediais caso o imóvel não possa permanecer ocupado em decorrência de sinistro coberto por incêndio ou explosão.
  • Escritório em Residência: Garante danos aos equipamentos de escritório existentes dentro do imóvel segurado, decorrentes de incêndio e explosão de qualquer natureza, queda de raio no local, danos elétricos e subtração de bens.
  • Desmoronamento: Garante danos materiais diretamente causados por desmoronamento total ou parcial do imóvel segurado, incluindo queda de marquises, beirais, além de custos de proteção dos bens segurados.

Além das coberturas, muitas companhias oferecem diversos serviços a residência do segurado, como chaveiro, eletricista, encanador, reparos em eletrodomésticos de linha branca (Geladeira, Maquina de Lavar, Tanquinho, Microondas, Fogão, etc.), o que faz com que você tenha mais tempo para outras atividades mais importantes como jogar vídeo game, fazer churrasco com os amigos, brincar com os filhos, etc.. Mas isso é assunto para outro post!

Gostou do seguro residencial e do que ele pode oferecer? Tenho certeza que sim!

Agora faça a sua parte e compartilhe este post com seus amigos e ajude-os a entender como funciona e a importância de se contar com a proteção de um seguro residencial.

E se você ainda tiver alguma dúvida ou simplesmente quiser saber mais, entre em contato conosco! Teremos um enorme prazer em tirar todas as suas dúvidas!

Andre_Luis_Mantovani

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

WhatsApp