Seguro Empresarial: Você está realmente seguro?

Seguro Empresarial: Você está realmente seguro?

Você tem Seguro Empresarial? Tem certeza?

Quando foi a última vez que você revisou a sua apólice?

As coberturas atuais lhe dão a possibilidade de reerguer o seu empreendimento ou de segurar as despesas num eventual sinistro?

Quando decidimos empreender, nossa responsabilidade vai além do nosso negócio.

Cada vez que uma empresa abre as portas, automaticamente ela cria ao seu redor um microambiente composto por clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores, investidores e outros.

Chamado de stakeholders, estas partes que compões este microambiente se tornam dependentes do êxito deste negócio.

Resumindo: Estão todos no mesmo barco!

Uma empresa que fecha as portas subitamente devido a ocorrência de um imprevisto como um incêndio por exemplo, deixa clientes sem atendimento, fornecedores sem receber por seus materiais ou serviços, colaboradores desempregados… Estes por sua vez deixam de consumir ou pagar suas dívidas e movimentar a economia, o que mais cedo ou mais tarde acaba por impactar a todos.

Por este prisma fazer Seguro Empresarial é um ato de responsabilidade, e merece atenção e cuidados na hora da contratação.

E se você acha que só acontece com o vizinho, é importante saber que de acordo com o presidente da CNSeg Marcio Coriolano, de janeiro a outubro de 2016, o mercado de seguros devolveu a sociedade na forma de indenizações, resgates e benefícios, cerca de R$ 222,5 bilhões.

Isso representa nada menos que recursos da ordem de R$ 740 milhões a cada 24 horas.

São empresas que não fecharam suas portas, pessoas que não perderam seus empregos, fornecedores que não tomaram calotes… Se parar para pensar, sem a proteção do seguro seria impossível viver o mundo moderno. Afinal, empreender é correr riscos em várias esferas.

Obviamente que o seguro empresarial não irá impedir que uma empresa quebre por má gestão ou alguns riscos que ainda não tem amparo no seguro, mas com certeza irá eliminar um grande números de riscos que todo negócio está sujeito.

O Seguro Empresarial deve ser tratado como uma reserva da empresa, que vai garantir a continuidade do negócio no caso de algum dos eventos previstos em apólice se materializar.

Ah, você já tem este dinheiro reservado em uma aplicação? Meus sinceros parabéns, pois você faz parte de uma minoria. Poucos que conseguem atingir este nível de gestão!

Mas que tal utilizar este dinheiro para investir no crescimento do seu negócio?

Sim! O seguro empresarial serve também como instrumento de liberação de recursos, uma vez que, por um módico desembolso anual, você poderá dispor destes valores para investir no seu negócio, tornando-o ainda mais lucrativo!

Cuidados na hora de contratar ou renovar seu Seguro Empresarial

[Dica #1] A contratação/renovação do seu seguro empresarial é um momento que requer muita atenção e recomendo que você convoque o corretor de seguros a sua empresa para que juntos, avaliem o risco e as coberturas necessárias para proteger seu negócio.

Nada de contratar seguro pelo telefone ou e-mail, por favor!

O Seguro Empresarial é uma ferramenta de vital importância e deve ser tratado como tal!

[Dica #2] Se você tem seguro com o banco, sugiro que mude para uma corretora de seguros de confiança na próxima renovação.

Corretores de seguros são profissionais tecnicamente habilitados para avaliar e proteger os mais variados riscos, além de trabalharem exclusivamente para o segurado, prestando atendimento em todas as fases do processo, da contratação ao sinistro.

Contratar seguro diretamente no banco é o mesmo que consultar um dentista quando se tem um problema cardíaco. Você faria isso?

[Dica #3] Ao encontrar o seu corretor de seguros, é importante verificar também se ele tem registro junto a SUSEP, Superintendência de Seguros Privados. Caso contrário, é fria também!

[Dica #4] Quando receber as propostas de proteção, faça uma checagem para ver se as seguradoras ofertadas não possuem muitas reclamações junto ao Procon por exemplo.

Nestes meus quase 20 anos no mercado de seguros, sei que a maior parte das reclamações são indevidas, feitas por segurados mal orientados que achavam que tinham direito a algo que contratualmente não tinham, mas não custa checar a idoneidade da empresa que está contratando e pedir referencias sobre as experiencias com determinada companhia ao corretor.

[Dica #5] Outro ponto importante é evitar utilizar cheques pré-datados. Opte por carnê ou débito em conta corrente.

[Dica #6] Solicite sempre a proposta oficial da seguradora e, posteriormente, a sua apólice de seguro empresarial.

Qualquer seguradora tem até 30 dias para emitir uma apólice, mas hoje em dia, em função da alta tecnologia que estas empresas utilizam em seus processos, eles emitem quase que instantaneamente.

[Dica #7] Não faça economia quando o assunto for Seguro! Existem cláusulas que podem prejudicar o segurado quando se contrata coberturas menores que os valores reais em risco, como a clausula de rateio explicada neste artigo da SUSEP.

[Dica #8] Manter um relacionamento aberto e de confiança com o seu corretor de seguros, é sempre a melhor forma de proteger o seu negócio!

Seguro Empresarial Restaurante

Bares, restaurantes e outros ramos de negócios tem seguros com coberturas específicas para sua atividade

Coberturas do Seguro Empresarial

As seguradoras estão de olho no mercado, isso é fato.

Não só para fins estatísticos e atuariais, mas principalmente para desenvolver novos produtos ou até mesmo complementar os já existentes.

É o caso do seguro empresarial que hoje conta com produtos segmentados para diversos setores, e com coberturas especiais que garantem ainda mais a estabilidade do empresário e do seu negócio.

Companhias como a Porto Seguro, Sompo Seguros, Tokio Marine e Liberty Seguros tem hoje em seu portfólio seguros com coberturas exclusivas para segmentos como Pet Shops e Clínicas Veterinárias, Cabeleireiros e Clínicas de Estética, Clínicas e Consultórios, Hotéis e Pousadas, Bares e Restaurantes, Escolas, Academias, Concessionárias e até Perfumarias.

Estas coberturas especiais garantem por exemplo, desde Responsabilidade Civil em Pet Shops, onde reembolsam despesas médico-veterinárias em decorrência de danos físicos causados a animais sob sua responsabilidade, até a Deterioração ou contaminação de Mercadorias em Ambiente Frigorificado de um Bar ou Restaurante.

As coberturas especiais são muitas e caso o seu segmento seja um destes, solicite mais informações. Terei prazer em enviar.

A Cobertura Básica é a de Incêndio, Fumaça e Explosão, que cobre danos causados por estes eventos.

Outra cobertura que considero de suma importância, é a de Lucros Cessantes que garante o pagamento de Despesas Fixas e Lucro Líquido mensal do negócio no caso de queda de faturamento por incêndio.

Se o empresário achar conveniente, pode contratar extensão dessa cobertura para prejuízos decorrentes de Danos Elétricos, Tumultos e Vendavais.

Dessa forma, o segurado mantém seus compromissos financeiros em dia enquanto reconstrói sua empresa.

Sua empresa possui equipamentos caros ligados a energia elétrica? Considere contratar uma cobertura de Danos Elétricos. Em caso de danos aos equipamentos ocasionados por variação de tensão, curto circuito ou queda de raio, eles estarão segurados.

E isso inclui também as instalações elétricas do local, tais quais fiações, e outros componentes.

Gastou muito dinheiro para construir uma bela fachada? Porque não proteger seu investimento contra perdas e danos contratando uma cobertura de proteção a Painéis, Anúncios e Letreiros Luminosos?

E as coberturas não param por aí:

Danos Morais;

Impacto de Veículos Terrestres e Aéreos;

Quebra de Vidros;

Recomposição de Registros e Documentos;

Perda ou Pagamento de Aluguel;

Responsabilidade Civil;

Responsabilidade Civil Empregador;

Responsabilidade Civil para Guarda de Veículos de Terceiros;

Vazamento de Sprinklers;

Desmoronamento;

Subtração de Bens e Mercadorias;

Subtração de Valores;

Tumultos;

Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado e Queda de Granizo;

Despesas com Instalação em um Novo Local;

Equipamentos Estacionário;

Equipamentos Móveis e Empilhadeiras;

Fidelidade de Empregados;

Algumas companhias ainda oferecem uma gama de vantagens atreladas ao seguro que vão de serviços simples como Chaveiro, Reparos Hidráulicos e Elétricos e Desentupimento, a Reparos em Condicionadores de Ar, Telefonia e Bebedouros, por exemplo.

São muitas as coberturas!

Entendeu agora porque você precisa de uma orientação séria e profissional?

Seguro Empresarial

Conclusão

O seguro empresarial deve fazer parte do custo fixo de toda empresa.

Muitas empresas são construídas com recursos próprios e algumas vezes com recursos de terceiros.

Independente do caso, manter um seguro empresarial é como ter dinheiro encaixa para continuar no jogo caso algum imprevisto previsto na apólice venha a acontecer.

Além disso, o empreendedor já tem muitas preocupações ligadas ao desenvolvimento e expansão dos negócios e uma apólice bem contratada com certeza vai libera-lo para cumprir as tarefas que realmente importam.

Se você gostou deste artigo e quer ajudar outros empresários a proteger corretamente seus negócios, é só clicar nos links abaixo para compartilhar nas redes sociais:

Facebook

Twitter

LinkedIn

Google Plus

E-mail

Quanto mais empresários se conscientizarem da importância de se fazer seguro e da responsabilidade que tem com os seus stakeholders, melhor será a economia e o mercado para todos nós!

E é claro que comentários e e-mails são bem-vindos para ajudar-nos nos próximos posts! Até a próxima!

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

WhatsApp